Olá! Tudo bem?
Arte, educação e cultura em circulação: uma retrospectiva dos projetos realizados pela Muda Cultural ao longo do ano.

O ano de 2025 foi marcado por circulação, trocas e processos coletivos. Ao longo dos últimos meses, a Muda Cultural realizou projetos educativos e culturais em diferentes regiões do Brasil, em diálogo com instituições, artistas, educadores e participantes locais.
E é claro que não poderíamos deixar de compartilhar os principais momentos do nosso ano com você, que nos acompanhou ao longo dessa jornada! Confira alguns acontecimentos que marcaram o nosso ano:
CONVERSAS QUE MUDAM:
Conversas que Mudam foi um evento idealizado pela Muda Cultural com o propósito de gerar novas conexões e trocas de experiências entre empresas investidoras, poder público e iniciativas nos campos da cultura e da reciclagem, com o intuito de construir um futuro mais justo e sustentável.
Na primeira edição, realizada no CIVI-CO em abril de 2025, discutimos como a cultura e as leis de incentivo são verdadeiros motores de impacto social, assim como os desafios e a urgência de se trabalhar a agenda ambiental de forma responsável e efetiva.
3ª EDIÇÃO DO MAQUIE&CRIE
No primeiro semestre, aconteceu a 3ª edição do maquie&crie, projeto que promove oficinas de maquiagem artística, cênica e social para jovens em idade escolar.
Em 2025, o projeto passou por Varginha (MG) e São José dos Pinhais (PR), atendendo 40 docentes e 250 jovens de quatro instituições. As atividades tiveram como foco o contato com práticas artísticas e o estímulo à criatividade e à expressão individual!
MAIS DUAS EDIÇÕES DO APRENDIZES – DIGITAL
O Aprendizes – Digital teve um ano incrível, cheio de aprendizados, encontros e trocas, com duas edições realizadas em diferentes contextos educativos!
No primeiro semestre, a 4ª edição aconteceu na NISFRAM, em Sumaré (SP), com a participação de 50 jovens e 10 professores.
Já no segundo semestre, a 5ª edição percorreu Novo Hamburgo (RS), Passo Fundo (RS), Patos de Minas (MG) e Londrina (PR), atendendo mais de 400 participantes, entre estudantes e docentes, em oficinas que conectam artes visuais, cultura digital, programação e robótica.
A VOLTA DO ARTISTAS DE RUA!
Em 2025, o Artistas de Rua voltou com tudo a ocupar o espaço público de São Paulo com apresentações musicais e intervenções circenses gratuitas!
O festival aconteceu em duas etapas, entre abril e maio. A primeira explorou a música instrumental, com seus diferentes sotaques e linguagens. A segunda teve como foco ritmos brasileiros contemporâneos, como funk, rap, jazz e samba, reunindo artistas de diferentes gerações e estilos.
E PROJETOS INÉDITOS!
FAZ A CONTA
Entre as estreias do ano, o Faz a Conta percorreu 15 cidades em seis estados brasileiros, propondo atividades práticas que articulam artes visuais, trabalhos manuais e educação financeira.
O projeto também se desdobrou na websérie “Faz a Conta: não cai nesse golpe!”, ampliando o acesso aos conteúdos em formato digital e dialogando com diferentes públicos.
RECICLADORES
Em novembro, lançamos Recicladores, documentário que acompanha a trajetória de cooperativas de reciclagem no estado do Rio de Janeiro.
O filme se constrói a partir das experiências, memórias e práticas dessas cooperativas, articulando histórias de trabalho, soberania e re-existência. O projeto amplia o diálogo sobre reciclagem, território e organização coletiva a partir das vozes de quem vive esses processos no dia a dia.
Fechamos 2025 com muitos projetos realizados e processos compartilhados ao longo do ano. Agradecemos a todas as pessoas, artistas, docentes, coletivos e instituições que participaram, colaboraram e tornaram esses encontros possíveis. Boas festas e ano que vem tem muito mais!
Com carinho,
Equipe Muda Cultural.
Muda Cultural – Cultivando o futuro com raízes no presente.
